quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Artigo do Infomoney - Dicas de Joe Ross

Segue artigo muito interessante publicado recentemente no Infomoney com foco no horizonte de investimentos. O artigo nos mostra que não existe uma regra única para os prazos das operações que realizamos. Cada um deve definir aquilo que se sente mais confortável.

Para quem não tem paciência ou disponibilidade de verificar o andamento do pregão algumas vezes por dia, o mais recomendado é um horizonte mais longo, visando meses ou até mesmo anos com o papel.

Eu prefiro operações mais curtas, com poucos dias e no máximo algumas poucas semanas com um papel. Tenho disponibilidade de verificar o andamento do pregão três ou quatro vezes durante o dia e gosto disto.

Procuro resolver minha situação com um papel em pouco tempo. Sei que desta forma nunca terei operações como muitos gostam de se orgulhar, com 20, 50, 100% de lucro, mas me satisfaço com um pequeno percentual em poucos dias e já partir para a próxima operação. Isto também evita que eu tenha grandes prejuízos, caso eu seja disciplinado o suficiente para admitir que errei e assuma logo o prejuízo com um stop bem curto. Esta disciplina será discutida mais detalhadamente em outro post.

Apesar de preferir as operações curtas, não chego ao ponto de realizar daytrades, como o seminarista citado no artigo. Não tenho tempo suficiente para me dedicar a isto, nem muito menos estômago para tal.

Por enquanto, vamos ao artigo.

Day trade: dicas de Joe Ross para os que buscam operações de sucesso Por: Fernanda Senra

A despeito de todas as incertezas e turbulências que têm rondado os mercados nos últimos meses, o desempenho da renda variável ainda atrai muitos novatos para a Bolsa de Valores. Quem ainda está no começo se depara com um mundo de informações, dúvidas e tudo o mais que esteja envolvido em suas decisões de investimento.

Muitas vezes, mesmo aqueles que já ostentam alguma experiência no mercado de ações ainda não estão plenamente à vontade com a dinâmica deste e de outros mercados. Entre definir a melhor corretora, o melhor papel, o melhor montante a ser investido e outros aspectos, o investidor passa pela escolha do horizonte de tempo do investimento.

Curto ou longo prazo? Um mês ou um ano? Uma semana ou um dia? Dez ou um minuto? Enfim, de uma forma geral, a recomendação para quem ainda não está acostumado com os rompantes dos mercados é por uma posição de prazo mais longo, estratégia que mitiga os riscos associados à volatilidade de curto prazo.

Uma questão de personalidade Mas, não raro, a impaciência submete a lógica dos argumentos a favor da temperança e o investidor se prende aos movimentos de curto prazo mesmo sem estar preparado para tal. Entretanto, embora muitas vezes alguns vejam o investimento de curto prazo com certa aversão, na verdade, assim como qualquer alternativa, o day trading tem suas vantagens e desvantagens.

Todavia, mais do que uma balança, sua adequação - ou não - depende mais de quanto o investidor se sente confortável com aquele horizonte de tempo. As palavras são de Joe Ross, um dos investidores mais famosos do globo, que é um "day trader porque isso se adapta à sua personalidade".

Por um lado, a principal vantagem do day trade é, de acordo com Ross, psicológica, já que um day trader não precisa se preocupar com o que está acontecendo no mercado enquanto ele está dormindo. Mas, por outro, a principal desvantagem é que o curto horizonte de tempo faz com que o day trader "deixe na mesa" ganhos que serão absorvidos pelos investidores de longo prazo.

A ambição também é humana Entretanto, segundo Ross, muitos investidores iniciantes são atraídos pelo day trading porque este tipo de operação está em linha com o desejo humano de ficar rico rapidamente. Ou seja, com o day trading não é preciso esperar muito tempo para obter lucros, muito embora seja a maneira mais difícil para alguém começar.

Mas, o fato de o day trading ser rápido, nem sempre constitui uma vantagem, já que alguns investidores precisam de tempo para pensar e planejar. Por isso, quem quer ser um day trader precisa ser rápido para pegar os lucros ou então para reconhecer que um trade não está dando certo e encerrar a posição. O problema é que, segundo Ross, a grande dificuldade reside no fato de que este tipo de ação vai contra a natureza humana.

De acordo com o investidor, em geral, o comportamento das pessoas é justamente o oposto: elas demoram a realizar lucros por conta da ambição, demoram a reconhecer o perigo por causa da esperança e demoram a desmontar uma posição que não deu certo por conta do orgulho.

E mudar isso é possível? Segundo Ross, sim. Mas leva tempo, em média, de três a cinco anos para um trader adquirir experiência suficiente para ser bem sucedido. De fato, de acordo com Ross, é como qualquer profissão, requer alguma maturidade.

Com moderação Em todo caso, para aqueles que se sentem prontos para começar com os day trades, Ross tem alguns comentários interessantes: em primeiro lugar, certifique-se de que está confortável com o horizonte de tempo. Feito isso, evite exagerar, que é uma tendência de quem está começando.

De acordo com o trader, freqüentemente quem está começando cede à tentação de operar demais. Por sua vez, Ross nunca opera mais que uma hora e meia por dia e, na maioria dos casos, suas operações estão completas em cinco minutos.

Lei dos Gráficos Tendo estes aspectos em vista é possível imaginar o que um day trade de sucesso exige do investidor. Neste sentido, Ross usa a Lei dos Gráficos, que descreve as ações e reações humanas no ambiente de mercado e define de que forma os ativos são precificados, para facilitar suas ações.

Na verdade, segundo Ross, a lei em si precisa ser acompanhada da implementação de técnicas, isto é, não basta conhecê-la, é preciso saber como usá-la. Como exemplo, Ross cita a Traders Trick, que é uma implementação da Lei dos Gráficos. Enfim, preparar-se é preciso e, para tanto, não faltam opções.

Joe Ross se apresentará no Brasil em março Nos dias 23 e 24 de março de 2008, Ross oferecerá o Seminário "Day Trading", com operações ao vivo, em São Paulo.

Mais informações em: www.tradingeducators.com.br e pelo Telefone (11) 3812 -2747. Aproveite e faça a sua inscrição com Desconto Especial ate 15 de dezembro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ronconi, da uma olhada nesse site: http://www.cellbroker.com.br/

Depois vc me conta... abraço!

Vinicius Ronconi disse...

Vitor,

Parece ser bem interessante este serviço, mas infelizmente não está disponível para meu celular.

Além disso, o serviço oferece apenas opções de consulta. Não é possível comprar e vender ações por este serviço.

Como eu consigo acessar o site da minha corretora (Banif) pelo celular, usando o Opera Mini 4, vou continuar acessando os dados por ali.

Um abraço!