quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Positivo Informática (POSI3) - Mais uma notícia negativa para a empresa

Nesta semana saiu mais uma notícia negativa para as ações da Positivo, líder nacional na venda de computadores. A Secretaria Estadual de Fazenda de São Paulo decidiu remover os benefícios fiscais que concedia à empresa, elevando a alíquota de ICMS de 7% para 18%.

Com esta decisão, as ações da companhia caíram de 43,00 no último pregão do ano para 39,10, no fechamento de hoje. Isto representa uma queda de 9% em apenas dois pregões.

No fim de Setembro, o STF já havia suspendido os benefícios que a empresa possuía no estado do Paraná. Nesta época, as ações da companhia caíram de 49,50 (sua máxima histórica) para 40,15, representando uma perda de mais de 18%.

Apesar destas más notícias, a empresa divulgou importantes comunicados neste período, como o lançamento de conversores para a TV Digital, uma parceria com a Vivo para aquisição de serviços de Internet em Banda Larga e a possível aquisição da Gradiente.

Todas estas informações geram grande impacto sobre os papéis da empresa, desta forma, uma análise estritamente técnica não é a melhor opção para o papel.

De toda forma, o mesmo cruzou para baixo sua média móvel de longo prazo (200 dias), representada pela linha roxa. Além disto, o papel está perigosamente perto do fundo formado em 02/10, em 38,29. Este fundo está representado pela linha horizontal azul e foi estabelecido logo após o fim dos benefícios no Paraná.

Caso perca este fundo, a mínima estabelecida em 16/08 pode representar o próximo suporte do papel, conforme a linha horizontal preta que passa em 36,30.

É importante ressaltar que alguns indicadores técnicos já sinalizam que a baixa do papel pode estar próxima do fim, como o IFR de 9 dias em 19,60 e o estocástico no patamar de 8,54.

Os sinais de reversão do papel são:

  • Recuperar o nível de sua média móvel de 200 dias (linha roxa), atualmente em 40,06;
  • Cruzar para cima sua média móvel de 4 dias (linha verde), atualmente em 41,47;

Esta recuperação enfrentará resistência na linha de tendência de baixa, representada pela linha vermelha e atualmente em 44,40.

E desta vez eu juro que não vou repetir os mesmos erros que cometi com LREN3.

Nenhum comentário: