domingo, 20 de janeiro de 2008

Artigo do Infomoney - Ações em queda: algumas dicas para enfrentar o momento atual

Segue um excelente artigo do Infomoney, publicado em 16/01, para este período de turbulência. Mais uma vez, destacando a importância de se manter fiel à estratégia de investimento escolhida neste momento de instabilidade.

Ações em queda: algumas dicas para enfrentar o momento atual Por: Equipe InfoMoney

A aplicação em ações é um investimento de risco. Embora esta frase tenha sido repetida diversas vezes nos últimos anos, a forte valorização do mercado acionário brasileiro nos últimos cinco anos pode ter trazido para muitos a percepção de que isso não corresponde à realidade.

No entanto, os primeiros dias de 2008 evidenciam que perdas significativas podem ocorrer para quem investe em Bolsa. Se, por um lado, a queda do preço das ações nos últimos dias significa uma redução no ganho acumulado para quem comprou os papéis há algum tempo, para muitos "marinheiros de primeira viagem", isso pode implicar perdas absolutas.

Manter a calma é fundamental A pergunta para muitos investidores é simples: devo vender com perdas ou permanecer "abraçado" às ações mesmo em momentos tão complicados como o atual? A resposta, porém, não é tão imediata, já que depende do perfil de cada um. Antes de tomar qualquer decisão, você deve manter a calma e tomar uma decisão racional, o que reduz em muito o risco de arrependimento no futuro.

Quem está na bolsa olhando para o longo prazo pode provavelmente ficar menos preocupado, pois altas e baixas (muitas vezes significativas) fazem parte do mercado. Se as baixas foram poucas e sempre compensadas por altas subseqüentes desde 2002, isso se deve a um momento espetacular de mercado, não visto há décadas. O importante, porém, é que investir em ações traz bons retornos para quem mantém o investimento por vários anos.

Já quem investiu pensando somente em lucros de curto prazo pode ficar mais preocupado. Parte dos analistas indica que o movimento de correção pode continuar, levando o mercado de ações a um patamar ainda mais baixo. Nesta hora, vender com perdas é ruim, mas esperar mais pode sair mais caro. Por outro lado, o mercado pode se recuperar, e quem vender agora pode se arrepender mais tarde.

O que esperar Não existe um consenso entre os analistas em relação à intensidade do movimento atual de correção do mercado. Muitos indicam que as perdas podem se intensificar, refletindo a delicada situação da economia norte-americana e seus efeitos sobre as ações brasileiras. Estudos baseados em situações similares no passado indicam que os mercados de ações emergentes tendem a perder cerca de 40% de seu valor em ciclos de recessão nos EUA.

Por outro lado, muitos apontam que as condições atuais são diferentes. Além de significativas melhoras estruturais, países como o Brasil são hoje muito menos dependentes dos EUA do que no passado. Embora a importância da economia norte-americana seja inegável, o principal motor de crescimento nos últimos anos em muitos segmentos tem sido a China, que não parece, até agora, sofrer efeitos significativos de contágio.

Como não há consenso, tente se informar ao máximo para tomar sua decisão, seja através de opiniões de analistas e especialistas ou de outros investidores (fóruns de mercado podem ser interessantes para detectar o sentimento dos investidores). Porém, acima de tudo, analise todas as variáveis para chegar a uma conclusão que não irá se arrepender no futuro.

Siga estratégia pré-definida A situação complicada de quem investiu somente mirando uma oportunidade de curto prazo mais uma vez evidencia que o mercado de ações pode ser perigoso, principalmente para quem não adota uma estratégia pré-definida. Em geral, os movimentos de queda são rápidos e significativos, penalizando quem não se preparou adequadamente.

Para evitar erros no futuro, uma recomendação de muitos operadores é adotar estratégias de stop, ou seja, ao comprar um papel estabelecer um nível mínimo para vendê-lo. Por exemplo, ao comprar um papel a R$ 50, você pode, por exemplo, estabelecer um stop a R$ 45, o que corresponderia a uma perda de 10%. Mesmo em cenário negativo, você ao menos limita a sua perda.

Investir em ações é mais complexo do que muita gente diz, mas pode ser muito lucrativo para quem adota a estratégia correta. Aplicar de forma a encontrar o melhor equilíbrio entre rentabilidade e risco implica conhecer bem o mercado, o que somente é possível através de um processo de educação contínua. Investir de forma inteligente certamente pode reduzir o estresse pelo que passa o investidor em ações em momentos como o atual.

Nenhum comentário: