segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Minha experiência com Ordens de Stop Loss / Gain

A pedido do FChaves, vou comentar um pouco a respeito das ordens de stop. Este não será um artigo muito teórico, mas apenas um relato pessoal do uso deste mecanismo de defesa. A participação dos 2 ou 3 leitores deste blog nos comentários será importante, pois como vocês verão, eu ainda não achei a melhor forma de trabalhar com estas ordens e a troca de opiniões tem muito a agregar.

Para quem não conhece esta ferramenta, sugiro a leitura do bom texto do Conexão Dinheiro. Ali tem a apresentação das ordens de stop, stop móvel e stop gain de forma bem didática. Muitas corretoras também possuem textos explicativos sobre estas ordens em seus home brokers.

Acredito que estas ordens são mais importantes para quem opera no curto prazo. Quem trabalha com um horizonte mais longo pode acompanhar as oscilações do mercado com um pouco mais de calma, baseando-se em resultados de períodos mais longos, como os gráficos semanais ou mensais. Para estes investidores, os pequenos percentuais na oscilação do dia a dia não fazem tanta diferença. A margem para reagir às oscilações é bem maior, dando tempo ao investidor de colocar uma ordem manualmente, sem comprometer a estratégia. Outras ferramentas podem ser mais interessantes para proteger seus ganhos, como o lançamento de opções ou o aluguel de ações.

Para aqueles que, como eu, preferem operar em prazos mais curtos, estas ordens dão muita tranqüilidade para operar. Senti esta diferença quando deixei de operar pelo Bradesco (que não oferece estes recursos) e passei a operar pelo Banif, utilizando as Ordens de Stop Móveis. Fiz esta mudança há pouco mais de 3 meses e estou muito satisfeito. Nessa turbulência toda do mês de janeiro, pude consultar o andamento dos papéis apenas duas ou três vezes durante o dia, sem me preocupar em ter perdido muito dinheiro. (Quem me conhece sabe que mesmo se eu tivesse perdido 100% do meu dinheiro, não seria tanta coisa assim. Mas vamos nos preocupar com os percentuais.)

Nestes 3 meses eu ainda não consegui encontrar uma boa margem de tolerância às perdas. Comecei tolerando 2,5% e já ajustei para 4%. Mas tenho a impressão que não existe um número mágico para isto. Para os papéis com menor volatilidade, como PETR4, VALE5 e outros blues chips, acredito que 4% é uma boa margem, mas para os papéis mais voláteis, como CYRE3 e GFSA3 e vários outros small caps, uma margem um pouco maior vai evitar que uma variação normal durante o dia me faça perder um bom negócio. Nestes casos, possivelmente um número por volta de 6% seja mais adequado ao meu caso.

Algumas vezes já fiquei chupando dedo ao ver minha ordem ser executada praticamente na mínima do dia e logo em seguida o papel voltar a se recuperar. Apesar disto, hoje não tenho mais coragem de fazer uma operação e não deixar uma ordem de stop já engatilhada.

Ainda não utilizei as ordens de Stop Gain. Até então elas nunca fizeram muito sentido para mim. Afinal, quem quer parar de ganhar dinheiro quando uma ação está subindo? Neste caso, o 2º Grande Axioma de Zurique pode nos dizer muita coisa. Temos que aprender a controlar a ganância.

Como neste período turbulento eu tenho preferido as operações mais curtas, talvez fixar um objetivo seja mais razoável. Neste ano fiz 4 operações. Em todas elas a venda aconteceu em D+1. Em todas elas a venda foi automática por ter atingido meu stop loss móvel (3 operações geraram lucro e uma gerou prejuízo). Em todas elas, se eu tivesse controlado a ganância, eu teria ganhado +3% em relação ao meu resultado final. Percebam que estou falando de 3% em um dia.

Da mesma forma que a margem do stop loss depende da volatilidade da ação, acredito que o stop gain também deve levar em consideração este fator. Não existe receita de bolo. Não há fórmula mágica. O jeito é ir se adequando a cada situação, sem perder de vista a estratégia principal.

Quem sabe daqui a 3 meses eu escreva outro texto, de preferência narrando as grandes benesses das ordens de stop gain em minhas operações. Se alguém já utilizar estas ordens por aqui, favor se manifestar nos comentários!

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Vinicius, eu ainda não me disciplinei e me ferrei nessa turbulência toda. To casado!!!! :) Abraço

Vinicius Ronconi disse...

Hj foi um daqueles casos que dá pra ficar com aquele gosto de cabo de guarda-chuva na boca.

Meu stop em LIGT3 estava em 22,55. Pus a venda em 22,45. Ele executou nesse valor, que foi quase a mínima do dia. Depois voltou até 23,15.

Pelo menos o fechamento foi em 22,40. Agora é ficar naquela torcida pra cair um pouco mais.. rss

Um abraço,
Vinicius Ronconi

Anônimo disse...

Fala Vinicius!

Em primeiro lugar muito obrigado pelo post.

Vejo que estamos quase na mesma. Nesses tempos de volatilidade tenho tomado calor com os stops tb. Ontem por exemplo foi com ITAU... exatamente o mesmo de Ligt3 contigo.

O que decidi fazer foi manter meus stops (em média 3% abaixo da compra pelo meu setup de entrada). Se vier violino ou não estou aceitando.

Faço isso porque não quero casar com elas agora e por pior que seja limito minhas perdas.

O grande mal é que normalmente pós stop perco a confiança no trade mas isso é papo pra outro post.

Vou estudar um pouco mais sobre e nos falamos.

Mais uma vez obrigado. Seus posts estão MUITO bons.

Um abraço
FC

Vinicius Ronconi disse...

FC,

essa ressaca às vezes é meio chata mesmo. Nos piores casos, depois de uma operação stopada eu até prefiro esquecer um pouco o papel. Coisa de marido traído mesmo..

O melhor seria continuar acompanhando para encontrar um bom ponto para entrar novamente, mas um certo distanciamento ajuda a fazer pensar com mais razão e menos com o objetivo de ter uma "revanche" com o papel.

Não acredito em nenhuma resposta definitiva sobre o assunto.. Cada um vai se sentir mais a vontade de cada forma. E já percebi que existem grandes dogmas no que diz respeito a estratégias. Vc sabe né? Grafistas x Fundamentalistas, especuladores (não na forma pejorativa, mas os que como nós miram o curto prazo) x investidores (longo prazo)..

pra finalizar, comentário às quatro e meia da madruga, meu camarada?? Isso é insônia brava ou farra da boa?? Rsss

um abraço,
Vinicius Ronconi

Anônimo disse...

Hehehe... meus ciclos de sono são estranhos mesmo Vix. Por vezes durmo às 5am... durmo 8pm, acordo 3 1/2... coisa de louco mesmo. No fundo gosto da madrugada.

Sobre stops fui pesquisar. Encontrei uma série de aulas do mestre dos indicadores, leia-se Bulli, sobre o tema. Pena que não uso metastock mas será de grande utilisade pra quem usar. Veja em http://www.bullicastelo.com/sitepages/aulasmain/Stops/stop1.htm

Um abração
FC

Anônimo disse...

Vinicius,
Tenho utilizado com muito sucesso uma formula do Dr Elder chamada Stop SafeZone.
Vou tentar descrever simplificadamente.
A formula é baseada nas rupturas de baixa. A Ruptura de baixa ocorre quando a minima do dia é inferior a mínima do dia anterior.

Faça a médias das rupturas de baixa dos 10 últimos candles (falar em candle faz sentido para quem opera em tempos gráficos diferentes).

De posse da média das rupturas de baixa multiplique seu valor por um coeficiente que voce achar mais conveniente... Para acoes menos voláteis 1.5 a 2.5, para papeis mais selvagens 3 ou mais...

Obtido o valor do safezone, subtraia-o da mínima do dia anterior. Pronto voce tem o Stop SafeZone.

Tenho adaptado a tecnica a minha carteira com muito exito... Porém infelizmente não existe stop a prova de bala, e vez por outra ainda sou "stopado" na mínima do dia.

Espero ter ajudado.

Vinicius Ronconi disse...

Oi Anônimo!

Essa estratégia do Alexandre Elder parece bem interessante mesmo! Estou estudá-la melhor, simulando algumas situações.

Quanto a ser stopado, mesmo assim eu acho que vale a pena se manter fiel à estratégia. Ainda mais nesses dias tão esquisitos.

Um dia o S&P acha que a crise está perto do fim, no outro o Bear Stearns fiz que tá quebrado.

Pra quem opera no curto prazo, esse é o melhor remédio.

um abraço,
Vinicius Ronconi