terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Mais sobre ordens de stop

Hoje é dia de retomar a discussão sobre ordens de stop.

O artigo que enviei no post abaixo já tratou deste tema e agora recomendo a leitura do Guioco Piano Trading, que fez um artigo sobre o mesmo tema, mais técnico do que simplesmente relatar uma experiência.

Ainda neste processo de tentar encontrar uma boa margem para os stops, estou repensando a estratégia de ser mais tolerante com as perdas. Afinal, se eu fico satisfeito com ganhos de 2 ou 3% em um ou dois dias, não posso me dar ao luxo de tolerar 4 ou 5% de perdas.

Foi isto que aconteceu comigo neste mês: uma operação stopada com 4,5% de prejuízo e outras duas operações com lucro. Mas no fim das contas, meu saldo segue ligeiramente negativo.

Aceitar um percentual de perdas maior do que o percentual em que estou liquidando meus lucros parece não ser uma estratégia muito boa. Talvez seja um pouco do que o Dr. Jurandir Macedo disse em seu artigo sobre o nosso cérebro tentando evitar o sofrimento de admitir um erro.

De toda forma, as operações deste mês foram bem didáticas. E o mais importante é que tenho conseguido me manter fiel à minha estratégia de operar no curto prazo.

Para finalizar, um comentário para satisfazer aqueles que trabalham com um prazo mais longo: Se a posição que gerou prejuízo tivesse sido mantida, hoje eu estaria com um lucro de quase 3% no mês.

Mas eu ainda prefiro a segurança dos stops.

Nenhum comentário: