terça-feira, 20 de novembro de 2007

ETER3 - Amianto proibido em SP

Atenção comprados em ETER3.
Na segunda feira o Supremo Tribunal Federal determinou que a lei que proíbe a utilização de amianto no estado de São Paulo continuará vigorando, conforme notícia da CBN.
A Lei Estadual 12.684/07 determina a proibição do uso de amianto ou asbesto em todo o estado de São Paulo a partir de 1º de Janeiro de 2008 por se tratar de uma substância cancerígena. Este produto já é proibido em mais de 40 países, conforme clipping obtido no Ministério do Planejamento.
A lei foi promulgada no final de Julho, mas a FIESP havia apresentado recurso. Agora, com o julgamento em definitivo pelo STF, espera-se que outros estados passem a adotar as mesmas restrições. Na mesma época a Eternit divulgou nota a respeito. Vale lembrar que o amianto é uma das principais matérias primas da Eternit.
Como a promulgação da lei coincidiu com o início da crise do subprime, é difícil avaliar se a expressiva queda na cotação do papel destacada no canal de baixa em vermelho no gráfico já incluiu o impacto da lei.
O papel encontra-se em uma pequena zona de congestão, com os preços variando em uma mínima de 7,80 e a máxima de 9,18. Na última 2a feira, a ação fechou em baixa, acompanhando o movimento de boa parte das ações da BOVESPA, com a cotação de 7,56. Este fechamento representa um valor inferior às principais médias utilizadas (4, 9, 14, 21, 50 e 200).
Caso confirme a perda do suporte, os próximos valores testados serão:
1. 7,17 - resistência superada em 19/04/2007
2. 6,36 - representada pela linha azul inferior, com mesma dimensão que o canal de congestionamento atual.
Altas mais significativas somente se confirmarão após o rompimento da resistência do canal de congestão atual.

Nenhum comentário: