segunda-feira, 5 de maio de 2008

Banif - Dias de muita instabilidade no Home Broker

Nos últimos dias, aqueles que, como eu, operam na Bolsa através do Banif têm enfrentado muitos problemas com a instabilidade do Home Broker.

Na quarta-feira, dia 30, mesmo antes do anúncio da redução da taxa de juros do FED e do tão esperado grau de investimento, o Home Broker estava fora do ar. Quem opera exclusivamente pelo Banif, como eu, teve que apelar para o 0800 ou para a mesa de operações.

Hoje a história se repetiu. Consegui entrar pouco antes do pregão, às 09:50. Mas tão logo o mercado abriu o sistema do Banif não agüentou o tranco. Até umas 11:20 o site simplesmente não respondia. Depois deste horário, o site pelo menos passou a exibir uma mensagem informativa, conforme é possível observar na imagem abaixo.

Além destes problemas, já havia ficado na mão em algumas oportunidades, sempre no início do pregão. Mas em geral, o sistema voltava a operar normalmente com poucos minutos. Alguma coisa deve ter acontecido para que a situação se deteriorasse tão rapidamente. O fato é que, infelizmente, o Banif está ficando inviável.

Um atenuante para o Banif é que tenho a impressão que todo o sistema da BOVESPA anda meio sobrecarregado. Tanto que no dia 22, data de vencimento das opções, toda a bolsa ficou parada por mais de uma hora, bem como no dia do lançamento da BM&F. Então o problema parece ser muito maior do que simplesmente uma corretora com problemas. Qualquer evento que atraia mais atenção do que os pregões normais parece ser capaz de travar o sistema.

Imagino que tanto a BOVESPA como a BM&F estejam trabalhando arduamente para melhorar sua infra-estrutura, tanto que parte do dinheiro levantado nos IPO's foi justamente para a melhoria da infra.

Mesmo com estas considerações, o Banif parece estar em condições piores que seus concorrentes. Hoje mesmo, enquanto eu enfrentava os problemas já relatados, vi um amigo utilizando normalmente o Home Broker da AtivaTrade.

Este evento de hoje para mim foi a gota d'água. Estou começando a buscar uma nova corretora que seja mais estável e se possível, que permite o acesso por smartphones. Até agora, minhas favoritas são a AtivaTrade e a Win. Mas ainda quero procurar mais até tomar alguma decisão. Quem estiver satisfeito com a sua corretora atual, favor se manifestar!

Para quem se sentir prejudicado e quiser reclamar, deve enviar um e-mail para ombudsman@bovespa.com.br ou pelo telefone do Ombudsman da BOVESPA: 0800-770-0149.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vinicius,

opero faz uns 9 meses pela Wintrade e tive pouquissimos problemas. O HB é meio lento e muito "friendly", pouco técnico. O importante é que estao sempre online e se der cagada o tel funciona bem.

Abraço
Fchaves

Anônimo disse...

Olá,

A minha corretora é a Ágora, há cerca de dois meses, e não tenho qualquer reclamação. Todas as ordens são executadas com rapidez e sempre está "no ar". Apenas um dia não estava funcionando no início do pregão e a informação do home broker é de que o problema era na bovespa e não na corretora. Estou muito satisfeito.

Abraço,

Etrajano

Sandor Tucakov Caetano disse...

Olá Vinicius,

Tive problemas com a Banif sim, por isso me pergunto se vale a pena ter acesso ao programa de HB deles com toda esta instabilidade.

Sem contar que eles estão desde o ano passado "prometendo" operações com mini indice e até agora nada...


Muito boa sua iniciativa de criticar os caras

Vinicius Ronconi disse...

FC e ETrajano: Obrigado pelas sugestões!

Hoje a AtivaTrade inaugurou sua mesa de operações aqui em Vitória. Eu pretendia comparecer ao evento, mas fiquei preso no trabalho.

Mas eu já havia ido lá antes desta inauguração oficial para conhecer a estrutura. Esta filial em Vitória e a estabilidade que eu tenho visto no HB deles estão me fazendo considerar a Ativa como minha favorita.

Esta estabilidade eu conheço por ver amigos no trabalho acessando normalmente o HB enquanto eu estou penando com o Banif.

Hoje o Banif apresentou uma mensagem inicial indicando que irão adiantar os investimentos previstos na infra-estrutura para resolver estes problemas dos últimos dias.

Mas como bem lembrou o Sandor, do Guioco Pianno, eles também estão prometendo o mini-índice desde o ano passado.

Eu já não estou muito disposto a pagar para ver...

Um abraço a todos!
Vinicius Ronconi

Anônimo disse...

Vinicius

Operei pela Banif por uns 6 meses, quase fiquei louco, ela saia do ar, e quando eu precisava telefonar era uma eternidade. Já cheguei a esperar 18 min no telefone. Outra vez minhas ordens não apareciam na tela do HB mas eles diziam no telefone que a ordem estava lá. Agora opero na Ágora e tou muito satisfeito, minha vida de operador passou a ser boa!!!!

Muito oportuno esse tema, falar das operadoras é sempre muito útil.

Abraço
Toni

Vinicius Ronconi disse...

Toni,

Tbm tive problema com o atendimento telefônico, mas como é uma coisa que uso muito pouco (na verdade apenas uma vez até hoje), isso nunca me causou grandes problemas.

Mas não confiar no HB, aí o problema é muito mais sério.

Já vi algumas pessoas elogiando a Ágora também, me parece uma boa opção mesmo.

Valeu!
Vinicius Ronconi