sábado, 29 de março de 2008

Banestes (BEES3) - Governo do Estado confirma proposta do Banco do Brasil

A edição de hoje do Jornal A Gazeta, um dos maiores aqui do ES, apresentou uma manchete na primeira página em que o Governo do Estado, controlador do BANESTES, admitiu que o Banco do Brasil pretende comprar o nosso banco.

Aparentemente, uma notícia que poderia trazer grande impacto aos papéis da empresa. Mas alguns pontos desta notícia merecem reflexão:

  1. A declaração do Governo do Estado se deu em meio à solenidade do lançamento do cartão de crédito próprio do BANESTES, o Banescard. Era, portanto, um momento de analtecimento dos feitos do banco, e conseqüentemente, do próprio Paulo Hartung;
  2. A declaração dele, de acordo com o jornal, foi que o "Banco do Brasil, todo dia, bate à nossa porta querendo comprar o banco (Banestes) por causa do bom desempenho". Em nenhum momento o governador afirmou que pretende vender o banco. E a afirmação ainda dá margem para entender que estes contatos são antigos. Ainda de acordo com a matéria, o governador foi procurado, mas não quis se pronunciar sobre a oferta;
  3. O Banco possui uma comissão para estudar uma nova oferta de ações do banco. Atualmente o Governo detém 92% das ações. A oferta só foi suspensa em função do momento de grande instabilidade nas bolsas de todo o mundo.

Diante de tudo isto, não acredito que a venda do BANESTES esteja próxima de acontecer. Mesmo assim, é provável que na segunda feira as ações do BANESTES tenham uma forte variação em função destas discussões. Afinal, quando houve a proposta de aquisição do BESC, as ações do banco foram fortemente afetadas. Agora que a especulação é com o próprio banco, o impacto deve ser igualmente forte, mas sem muito fundamento.

Independente destas especulações, acredito que o papel seja interessante para acumulação, como já falei em post anterior. Seu P/L é muito baixo (7,9 - de acordo com o Lafis) e o banco vem melhorando seus resultados ano após ano.

Obs: Um agradecimento ao amigo Agson, que foi quem me avisou sobre a matéria publicada no jornal.

Nenhum comentário: